OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da RP 582 composta pelo CB PM ROGÉRIO,PM CODI E PM CARIOCA, em patrulhamento de rotina pelo bairro Cidade Nova, foi informado por populares que um cidadão estava vendendo entorpecente na esquina das ruas Bruxelas com Monte Serratt, a Guarnição escondeu a viatura próximo ao local e ficou observando o cidadão, quando em dado momento foi visto que o mesmo constantemente ia até uma palmeira pegar um frasco de cor branca, foi quando a Guarnição resolveu abordá-lo e verificou que dentro do frasco havia 11(onze) invólucros de substância entorpecente tipo cocaína. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao cidadão e conduzido até a Central de Polícia para se averiguar melhor o caso e tomar as medidas cabíveis.
ACIDENTE COM POLICIAIS MILITARES DO 1º BATALHÃO!!
Os três policiais que se envolveram em um acidente no cruzamento da avenida Amazonas com a Governador Jorge Teixeira, atual BR 319, no início da manhã de quinta-feira (25) - quando bateu em ônibus coletivo -, estão internados no Hospital Central de Porto Velho, apenas o PM Ribeiro e a PM Michely serão liberados na tarde desta sexta-feira (26) pelos médicos, pois, segundo informações do próprio hospital, o terceiro policial, que vinha dirigindo a viatura e sofreu o maior impacto, o PM Muridiney Augusto Lima, está ainda em estado grave, respirando através de aparelhos, e ficará em observação.Muridiney além de ter fraturado a clavícula e mandíbula ainda sofreu perfuração em um dos pulmões, por isso mesmo o seu estado requer mais cuidados. Ele se encontra na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A ROCAM do 1º Batalhão composta pelo CB PM EZEQUIEL, PM CLEITON, PM CAROLINE, PM DIONE E PM S. HENRIQUE, mais uma vez atuando no combate da comercialização de entorpecentes, efetuou mais uma prisão, dessa vez uma mulher que comercializava entorpecentes na rua São Paulo com Tenreiro Aranha no bairro Areal. Com ela foi apreendido 23(vinte e três) invólucros de merla e uma arma de fogo calibre 32 com 04(quatro) munições intactas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão a mulher e conduzida a Central de Polícia para medidas cabíveis. Vale ressaltar que essa prisão teve a ajuda da população local que fez uma denuncia anônima , ou seja devemos trabalhar em cima dos conceitos da Polícia Comunitária para que possamos trabalhar de forma conjunta com a população.
FELIZ NATAL !!
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
Mais um Menor envolvido em atos infracionais em Porto Velho, com apenas 16 anos de idade, com 04(quatro) registros na Central de Polícia, o menor de iniciais G.P.M, foi apreendido comercializando substância entorpecente na Rua Bruxelas bairro Novo Horizonte. A Guarnição da RP 509 composta pelo PM ELIELSON, PM ALBINO E PM A. CASTRO, em um patrulhamento de rotina, avistou o infrator em atitude suspeita, que quando percebeu a presença da viatura se desfez de um pote, jogando-o em um matagal, feito uma abordagem no menor e uma averiguação no referido pote foi encontrado no interior do pote 24(vinte e quatro) invólucros de substância entorpecente aparentando ser cocaína, indagado pela origem da droga o mesmo informou a Guarnição que adquiriu a mesma para comercializar nas imediações do bairro Novo Horizonte. Diante dos fatos foi dada voz de apreensão ao menor infrator e levado até a Central de Polícia para que seja tomadas todas as medidas que o caso requer. Precisamos tomar medidas de prevenção para que esse número de menores envolvidos em atos infracionais diminua, pois para o criminoso fica mais fácil usar um menor em seus delitos pois esse menor não tem as mesmas penlidades que 01(um) adulto, "PREVENÇÃO" é a palavra certa para que esses números diminuam.
CURSO DE MONITOR DE ENSINO!!
O Curso de Monitor de Ensino foi realizado no período de 24 de novembro à 05 de dezembro no auditório do Comando Geral da PM-RO, teve a participação de policiais do 1º BPM, 5º BPM, CIA DE GDA, BPA, CIA DE TRÂNSITO, COE, POLICIAIS DO COMANDO GERAL, CORPO DE BOMBEIRO E DA POLÍCIA CIVIL.
MARECHAL RONDON!!
Muito cedo, Rondon despertou seu pendor para a carreira das armas, ingressando na Escola Militar da Praia Vermelha aos 16 anos de idade. Em 1888 foi promovido a alferes (posto correspondente hoje a "aspirante-a-oficial").
Durante sua vida, Rondon dedicou-se a duas causas mestras: a ligação dos mais afastados pontos da fronteira e do sertão brasileiro aos principais centros urbanos e a integração do indígena à civilização. Somente uma ou outra tarefa teriam bastado para justificar o nome de Rondon na História. Mas o ilustre militar foi muito além.
Na primeira empreitada, Rondon desbravou mais de 50.000 quilômetros de sertão e estendeu mais de 2.000 quilômetros de fios de cobre pelas regiões do País, ligando as mais longínquas paragens brasileiras pela comunicação do telégrafo. Como indigenista, pacificou tribos, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos e participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas. Tanto que, em 7 de setembro de 1910, foi nomeado diretor da Fundação do Serviço de Proteção aos Índios, precursora da atual Fundação Nacional de Assistência ao Índio (FUNAI), em face do muito que já realizara e da estatura moral e intelectual patenteada em toda sua carreira.
Além dessas conquistas, as expedições de Rondon também contribuíram para que quinze novos rios viessem a figurar em nossos mapas, como resultado de suas explorações fluviais; o Museu Nacional enriqueceu-se com vinte mil exemplares de nossa fauna e flora, devidamente inventariados; enorme área de quinhentos mil quilômetros quadrados foi integrada ao espaço brasileiro; e foram compilados, num total de setenta volumes, relatórios alusivos à Biologia, Geologia, Hidrografia e todos os aspectos das regiões antes desconhecidos.
O reconhecimento da obra de Rondon extrapolou as fronteiras do Brasil. Teve a glória de ter seu nome escrito em letras de ouro maciço no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque, como o explorador que desbravou mais profundamente em terras tropicais, ao lado de outros imortais como Amundsen e Pearry, descobridores dos pólos Norte e Sul; e Charcot e Byrd, exploradores que mais desbravaram as terras árticas e antárticas.
Na sessão solene do Congresso Nacional de 5 de maio de 1955, já com 90 anos, Rondon recebeu as insígnias do posto de marechal. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, aos 92 anos.
A tenacidade, a dedicação, a abnegação e o altruísmo, atributos marcantes de sua personalidade, o fizeram merecedor, com indiscutível justiça, do título de Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, sendo sua data natalícia tomada como o Dia Nacional das Comunicações.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da RP 582 composta pelo CB PM PAIXÃO, PM CARLOS E PM SIQUEIRA, estava fazendo um patrulhamento de rotina pela rua Cajueiro bairro Castanheira, quando se deparou com 02(dois) elementos em atitude suspeita, feito um abordagem de rotina nos elementos foi encontrado com eles 04(quatro) invólucros de maconha, 01(um) de cocaína e 02(dois) de merla, ao serem indagados pela origem das substâncias os mesmos informaram que tinham adquirido de 02(dois) elementos que estavam em uma esquina jogando baralho e vendendo entorpecentes. A Guarnição se deslocou até o local onde estavam os supostos vendedores de entorpecentes, onde se deparou com vários elementos em uma mesa jogando baralho, foi determinado que os rapazes encostasse na viatura e na revista pessoal foi encontrado 25(vinte e cinco) invólucros de merla e maconha com um dos rapazes e com o outro 10(dez) invólucro de merla. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos cidadãos e encaminhado a Central de Polícia para medidas que o caso requer.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
Mais um trabalho eficaz da Equipe da ROCAM do 1º Batalhão CP 191 composta pelo SGT PM SIMPLICIO,PM BLUMATTE, PM L. MACEDO, PM S. HENRIQUE, PM NASCIMENTO,PM BORGES,PM FERREIRA E PM STANLEY, foi acionada pelo CIOP para se deslocar a rua Belém, bairro Pedacinho de Chão, para verificar uma ocorrência de Roubo a Pessoa. Em contato com a vitima saíram em perseguição de um dos infratores, feito um cerco nas duas ruas próximo a residência da vitima onde esse infrator conseguiu pular vários muros, onde saiu na Av. Tiradentes sendo detido pelas MCs( motocicletas) juntamente com a equipe da CP 191, onde foi reconhecido pela vitima, foi encontrado com o mesmo um revolver calibre 38 com 03(três) munições intactas. Diante dos fatos foi dada voz de apreensão ao menor infrator e encaminhado a autoridade competente para medidas cabíveis.
HISTÓRIA DO 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA!
Para tanto, foi criada a Companhia de Policia Militar, tendo como Comandante o 2° Ten PM Mário Jorge da Costa Sarkis. Em 12 de janeiro 1977, passou a ser denominada de 1ª Cia PM, ocupando as mesmas instalações na rua Major Amarantes e, tendo como responsabilidade territorial o policiamento da Capital e Interior do Estado. Situação que se estendeu até a ativação da 2ª Cia PM (Ji- Paraná). O 1° Comandante da 1ª Companhia PM (Porto Velho) foi o 2° Ten PM Sérgio Henrique Zimmerman, que assumiu o comando em 27 de dezembro 1976.
Em 19 de Janeiro 1983, foi ativado o 1° Batalhão de Policia Militar, criado pelo Decreto n° 717, de 07 de dezembro de 1982, com atribuições sobre todo o território do Estado de Rondônia seu primeiro Comandante foi o Cap PM João Maria Sobral de Carvalho. O 1° BPM permaneceu nas mesmas instalações da 1ª Cia PM até novembro de 1984, quando se mudou para as instalações construídas na avenida Circular III, hoje avenida Aparício de Moraes, bairro Industrial. Na mesma área, foi construído outro prédio para instalação da 2ª Cia PM/ 1º PM, a qual foi inaugurada em 30 de Outubro de 1987, servindo, também, como instalação do Corpo de Bombeiros; e, á 1º de Fevereiro 1988, pelo Decreto n° 3628, de 10 Fevereiro 1988 foi ativada a Companhia de Policiamento de Guarda - Cia P Gda, ficando instalada no prédio da 1ª Cia PM/1° BPM. O 1° BPM ocupou ainda as instalações situadas na Av Buenos Aires, onde hoje funciona a 1ª Cia Independente de Guarda.
Hoje, ocupando as mesmas instalações onde iniciamos nossa briosa história, temos a responsabilidade sobre o Policiamento ostensivo geral do espaço territorial compreendido entre as BR 319 (antiga avenida Gov. Jorge Teixeira) e a BR 364, abrangendo a área central, zonas norte e sul e os Distritos do médio e baixo madeira, neste município de Porto Velho, desmembrada em duas Companhias de Policiamento Ostensivo. O 1° BPM conta com um efetivo total de 672 integrantes, e tem como atual comandante o Senhor Major PM Antonio Vicente Cocco Cargnin.
BRASÃO DO 1º BATALHÃO!
DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO DO 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA.
O Brasão do 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado através da Portaria nº 031/SS Leg/PM-1/96, assinado pelo então Comandante da Polícia Militar de Rondônia CEL. PM CLAUDIO PEREIRA RAMOS FILHO.
SIGNIFICADO DOS SIMBOLOS,CARACTERES E CORES:
SIMBOLOS:
O escudo de forma pontuda e pentagonal simboliza a atividade fim da Polícia Militar como objetivo defensivo da sociedade em geral.
No canto superior esquerdo, dentro de uma forma triangular, destaca-se o mapa do Estado de Rondônia onde estão inseridas a figura do Marechal Cândido Rondon em alusão ao homenageado do qual, derivou-se a denominação do atual Estado de Rondônia, além de uma estrela singela de cinco pontas na cor branca, sobrepostas as cores azul, amarela e verde que representam as cores da bandeira do referido Estado.
No canto inferior direito, aparece a figura de duas bucaneiras (armas) na cor amarela,orlados em preto que simbolizam às Policiais Militares.
CARACTERES:
Todos maiúsculos do tipo regular na cor amarela e orlados em preto; os da parte superior compõem a sigla da Corporação – PMRO; ao centro, inseridos na faixa diagonal de partição do distintivo, aparecem caracteres que apresentam a abreviatura do 1º Batalhão de Polícia Militar – 1º BPM.
CORES:
As cores azul, amarela e verde que preenchem o triângulo regular no canto superior esquerdo do escudo, representam as cores da Bandeira do Estado de Rondônia , além de preencherem símbolos e caracteres que compõem o escudo.
A cor vermelha que preenche o campo da figura quadrilátera no canto inferior direito do escudo, simboliza a execução do Policiamento Ostensivo em geral; a cor branca que orla a figura do mapa do Estado de Rondônia e preenche alguns símbolos, representa a paz.
AUTORIA:
CAP PM MARCELO DA SILVA CAVALHEIRO
SUB TEN PM JURANDIR MAMEDES LEITE DE SANTANA
3º SGT PM WALTÉRIO CARLOS ARAÚJO ROCHA
PM ANTONIO PAULO SELHORST DOS SANTOS
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da CP 113 composta pelo CB PM ROGÉRIO, PM CODI E PM CARIOCA, em patrulhamento de rotina pelo bairro Castanheira na rua Cajueiro, local este conhecido pelas Guarnições como ponto de venda de entorpecentes, foi avistado um cidadão em atitude suspeita, onde a Guarnição resolveu abordá-lo, ele percebendo a presença da Guarnição tentou empreender fuga não logrando êxito, foi encontrado dentro do bolso da bermuda do cidadão 01(um) saco plástico contendo dentro do mesmo 31 (trinta e uma) porções de substância entorpecente aparentando ser maconha, indagado sobre a procedência da referida substância o mesmo nos informou que era dele e que ele estava vendendo ao valor de R$3,00 cada porção. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao cidadão e encaminhado a Central de Polícia para providências que o caso requer.
POLICIAMENTO OSTENSIVO A PÉ P.O!
Policiamento Ostensivo a pé é realizado por policiais militares em dupla (“Cosme e Damião” ou “Romeu e Julieta”) ou trio nas principais ruas e centros comerciais, terminais de ônibus e locais de alto índice criminal;
Baseado nos princípios da filosofia de Polícia Comunitária que orienta e estimula os policiais a atuarem em constante interação com as comunidades, para facilitar o entendimento dos problemas locais relacionados à segurança pública e promover discussões conjuntas para a busca de soluções que previnam e reduzam os índices de criminalidade em regiões em situação de risco. Com isso, pretende-se promover um ambiente de confiança mútua entre as instituições de segurança pública e as comunidades.
Logo a seguir depoimentos de populares, comerciantes, funcionários e outros a respeito do policiamento ostensivo a pé:
Nome: Fabiola Andrade Barros, 18 anos, funcionária (secretária) da LAN HOUSE, L C GAMES. Pergunta: Você esta satisfeita com o policiamento ostensivo a pé dos policiais militares que atuam na segurança local?Uma nota de 5,0 a 10,0
- Sim, fico contente com o serviço dos PMs, sendo que eu estou segura em trabalhar com segurança, pois diminuiu muito os assaltos. Dou nota: dez.
Nome: Leonilda Maia Galvão, do lar.
- Sim, depois que colocaram este policiamento aqui na Rua, ajudou muito a segurança da gente, pois meu marido tem uma borracharia aqui na avenida, e isso ajuda a gente a não ser assaltado. - Nota dez.
Nome: Eliete Cardoso, funcionária sócia proprietária de uma Drogaria.
- Este sim, muito bom, depois deste policiamento a pé, melhorou muito a nossa Segurança, diminuiu a incidência de roubo, furto e assalto, pois estes tipos de policiamento da Polícia Militar do estado de Rondônia, inibe ação dos menores infratores, pois na esquina da minha casa que fica ao lado do meu comércio, os menores faziam de venda de drogas. E com a presença da Polícia Militar, para nós esta sendo uma boa, pois os menores não ficam mais parados ai na esquina vendendo drogas. - Nota dez.
Nome: Luzia Luzineuda L. de Oliveira, auxiliar administrativa de uma Loja no centro.
- Sim, esta muito bom, em relação que tempos atrás, havia muito roubos, depois que colocaram os PMs a pé na Rua, diminuiu 90% o índice de criminalidade aqui no mercado, pois é muito gratificante a presença da Polícia Militar para garantir a nossa própria segurança, tantos dos funcionários, clientes e população em geral, pois que ganham com isso é o próprio estado. - Dou nota 9,0.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!!
A Guarnição composta pelo SGT PM CRUZ, PM MARQUES E PM FABRICIO, foi acionada pelo CIOP para se deslocar até a rua Alexandre Guimarães no bairro Triângulo, pois segundo denúncia anônima no local havia alguns elementos comercializando substâncias entorpecentes, chegando no local a Guarnição deparou-se com 02(dois) elementos e ao abordá-los foi encontrado em poder de um deles 01(um) saco plástico contendo 18(dezoito) invólucros aparentando ser cocaína e com o outro um aparelho celular que segundo o mesmo tinha achado, mas quando em deslocamento para a Central de Polícia o aparelho celular tocou e do outro lado da linha uma Srª informou que o aparelho celular lhe pertencia e que ela havia sido furtada um dia antes. Diante da situação foi dada voz de prisão aos cidadãos e encaminhados a Central de Polícia para medidas que o caso requer.
EDITAL DO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA!!
ANIVERSSÁRIO DE 33 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA!!
História da Polícia Militar
A história da Polícia Militar em Rondônia, se confunde com a do Estado, datada no século XVI, quando se deu início a entrada de aventureiros, exploradores e colonizadores na região. Visando a integração da remota Amazônia com o restante do país, bem como, incentivar o povoamento e colonização da área de fronteira, o então governador Coronel Aluísio Ferreira, necessitando de uma organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, baixou o decreto nº 01 de 11 de feveiro de 1944 criando a Guarda Territorial- popularmente chamada de GT- corporação de caráter civil constituída de comando, chefes de guardas e guardas.
O uniforme adotado era simples, de acordo com o seu caráter civil. Os guardas Territoriais em serviço de vigilância e manutenção de Ordem eram armados de fuzis e pistolas. O primeiro comandante nomeado do GT foi o CAP INF EB Milton Carvalho de Queiróz, que assumiu o comando em 16 de Março 1944, substituindo o chefe da secretaria 2º TEN RR EB Antonio Ribeiro Madeira Campos, que até essa data respondia interinamente pelo comando. Em 1971 as Guardas Territoriais foram extintas e transformadas automaticamente em Polícias Militares. Em 1976, o Comando Geral da PM foi instalado, primeiramente, na Avenida Benjamim Constant, em Porto Velho, e o primeiro comandante da corporação foi o Major de Infataria do Exército Brasileiro, Ivo Célio da Silva, comissionado no posto de Tenente Coronel PM. Três anos mais tarde mudou-se para o atual endereço, na Avenida Tiradentes, no bairro Pedacinho de Chão. Desde 2003 a Polícia Militar de Rondônia é comandada pela coronel Angelina Ramirez.
Em 1977, o quadro efetivo da polícia militar de Rondônia era de apenas 750 homens. Na década de 80 o número subiu para 1.180 PM´s, onde todos passaram pelo Centro de Aperfeiçoamento de Praças- CFAP. Hoje o efetivo da PM conta com mais de cinco mil policiais militares distribuídos em todo estado. Além dos praças formados anualmente pela instituição, destaca-se que pela primeira vez houve concurso para a formação de oficiais no próprio estado, em recente exame realizado pela Universidade de Rondônia.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da CP 176(ROCAM), composta pelo CB PM Valtecir, PM Blumate, PM Paula, PM Stanley, PM Ferreira e PM Borges, em patrulhamento pela rua Padre Ângelo no bairro São João Bosco, avistou 02(duas) pessoas em atitudes suspeita, sendo que um deles estava repassando uma quantia em dinheiro para o outro e que ao avistar a presença da Guarnição, tentou se desfazer de uma embalagem plástica de cor branca jogando-a no chão. Durante a abordagem feita nos cidadãos foi notado que se encontrava no interior da embalagem plástica um tablete de substância entorpecente aparentando ser maconha que pesava aproximadamente 50g e em um de seus bolsos uma quantia de R$ 78,00. Após as buscas a Guarnição deu Voz de apreensão a um dos cidadãos que era menor de idade e voz de prisão ao maior de idade e encaminhados a Central de Polícia para as devidas providências.
FORMATURA NA DIRETORIA DE ENSINO!!
Comemoração do Dia do Ensino, inauguração do monumento alusivo ao Ensino do Profissional de Segurança Pública e a galeria dos Comandantes do CFAP, CFA e diretores de Ensino, além da entrega de Diplomas de Colaborador Emérito do Ensino, fizeram parte da solenidade alusiva ao Dia do Ensino, realizada na manhã do dia 18, no pátio de formaturas da DE da Polícia Militar em Porto Velho. A solenidade foi presidida pelo coronel PM Adilberto Maciel, subcomandante Polícia Militar.
A entrega do Diploma de Colaborador Emérito do Ensino teve 03 agraciados pertencentes ao 1º BATALHÃO, sendo eles o SGT PM JÚNIOR, PM SUYMAR E PM MACEDO.
AVISO!!
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da RP 485 composta pelo CB PM DIRLEY, PM P.SANTOS E PM COSTA, realizando um patrulhamento de rotina pela rua Jaci Paraná no bairro Santa Bárbara, foi informada por um popular de que em um Bar na referida rua onde estava havendo uma festa (pagode), havia um elemento que estava comercializando entorpecentes, se aproximando do local a Guarnição notou que um elemento ao avistar a presença da Guarnição saiu andando rapidamente em direção a população e tentou se desfazer de uma mochila escolar que o mesmo carregava nas costas. A Guarnição conseguiu abordá-lo e ao fazer uma revista na referida mochila foi encontrado no interior da mesma 01(uma) caixa onde dentro dessa caixa se encontrava 38(trinta e oito) invólucros de substância entorpecente aparentando ser cocaína e nos bolsos do elemento foi encontrado uma quantia de R$ 131,75. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao cidadão e encaminhado a Central de Polícia para medidas cabíveis.
Governador assina contrato com realizadora do concurso da PM e Bombeiros!!
O governador Ivo Cassol assinou, nesta quinta-feira (13), contrato com a fundação carioca Professor Carlos Augustos Bittencourt (Funcab) para a realização do concurso público para provimento de vagas para a Policia Militar de Rondônia e Corpo de Bombeiros.
O concurso público para a PM vai oferecer 500 vagas, sendo que destas, 25 deverão ser preenchidas por pessoas do sexo feminino. Para o Corpo de Bombeiros também serão oferecidas 18 vagas para as mulheres e 132 para os homens, totalizando 150 vagas. De acordo com o governador, o novo concurso visa aumentar o efetivo das duas corporações e assim, proporcionar maior segurança a população de Rondônia, que passará a contar com mais policiais e bombeiros. “A segurança pública sempre foi prioridade da minha gestão e esse aumento do efetivo vai proporcionar maior tranqüilidade a população no que tange a segurança”, avaliou.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da RP 506 composta pelo CB PM QUEIROZ, PM RILDO E PM HUILTON em patrulhamento pela Estrada dos Japoneses, deparou-se com 02(dois) cidadãos em uma bicicleta, quando a Guarnição se aproximou notaram que um deles tentou se desfazer de um saco plástico, foi então dada ordem de parada e feito uma busca no local, onde foi encontrado 02(dois) sacos plásticos ,01(um) contendo 20(vinte) invólucros de substância entorpecente e 01(um) tablete aparentando ser maconha com aproximadamente 30g(gramas), indagados sobre a procedência do entorpecente eles informaram que compraram de uma pessoa que eles não sabiam informar o nome e que a referida substância seria levada para o Município de Candeias do Jamari onde seria comercializada. Diante das evidências foi dada voz de prisão aos cidadãos e encaminhados a Central de Polícia para medidas que o caso requer.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS CIVIS, MILITARES, ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS!
O IPERON informa que realizará recadastramento dos servidores públicos estaduais civis, militares, ativos, inativos e pensionistas de todos os Poderes, inclusive Ministério Público e Tribunal de Contas, durante o período de outubro a dezembro do corrente exercício, objetivando a identificação e atualização de dados cadastrais dos segurados e beneficiários deste Instituto de Previdência.
Para se recadastrar clique aqui http://www.iperon.ro.gov.br/
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da CP 200 composta pelo SGT PM DE SOUZA, PM OLIVEIRA e PM MIRIAN, estava em patrulhamento na Rua João Pedro da Rocha no Bairro Embratel, quando em dado momento deparou-se com um cidadão em uma bicicleta em atitude suspeita. Feita uma abordagem no cidadão foi encontrado com o mesmo 03(três) sacos plásticos cada contendo 15(quinze) invólucros de substância entorpecente aparentando ser cocaína, somando no total 45(quarenta e cinco) porções, perguntado a procedência da referida substância o mesmo respondeu que era de sua propriedade e que iria comercializar no período da noite nas imediações do local do fato. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao conduzido e encaminhado a Central de Polícia para providências cabíveis.
ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL!!
Foi encerrado mais um curso ministrado por policiais militares do 1º Batalhão à comunidade de baixa renda, realizado pela P-5/1ºBPM. A cerimônia de entrega dos certificados do Curso de Inclusão Digital e Social foi realizado na sede do Batalhão e com a presença dos instrutores e do Comandante da unidade, além de outros oficiais. A entrega dos certificados foi realizada pelo MAJ. PM Vicente ( Comandante do Batalhão), pelo CAP PM Abreu e pelos instrutores do curso: PM Lira (P-5/1º BPM) e PM Ederlei (CIA de Guarda). A CIA de Guarda cedeu o PM Ederlei que atuou como voluntário. Com a soma de esforços de várias pessoas, 14 jovens receberam noções básicas de informática, abrindo assim uma oportunidade para esses jovens entrarem no mercado de trabalho, é uma maneira eficaz de prevenir que esses jovens no futuro se tornem pessoas delituosas. O Comandante do Batalhão ressaltou a importância da interação entre Polícia Militar e comunidade, na busca pela melhoria de vida da comunidade local e da queda do índice de criminalidade. As pessoas interessadas em fazer parceria com a P-5 do 1º Batalhão na realização de cursos de inclusão digital para a comunidade de baixa renda, nas escolas, nas associações de bairros entrar em contato com a mesma através do telefone 8409-0677 ( PM Lira) ou 3216-8875.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
POLICIAL DO 1º BPM DOA MATERIAIS PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA!
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da CP 113 composta pelo CB PM COUTEIRO, PM GILDEAN E PM VIEIRA, estava em patrulhamento pela Av. Carlos Gomes com Santos Dummont no Bairro Caiari, quando em dado momento observou uma certa movimentação em uma residência, onde varias pessoas entravam e saiam dela, quando em dado momento foi feito uma abordagem em uma dessas pessoas, que em dado momento correu para o interior da casa, sendo alcançado por um dos policiais da guarnição, onde o mesmo relatou que era viciado e que naquela residência havia comercialização de substâncias entorpecente e que também no interior da mesma encontravam-se varias pessoas, fazendo uso dessas substâncias e até mulheres se prostituindo. Foi feito um cerco na residência juntamente com outras viaturas e logo em seguida foi feito um averiguação onde se constatou que a historia era verídica, foi realizado uma abordagem em todos que se encontravam na residência, onde foram todos pegos fazendo uso de entorpecentes, com os conduzidos que eram 09(nove) no total e mais uma menor, foi encontrado 18(dezoito) invólucros de substância entorpecente e matérias para endolamento, tais como: plásticos, tesoura, tubos de linha. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos conduzidos e voz de apreensão a menor e levados todos a Central de Polícia para medidas que o caso requer.
PARABÉNS A POLÍCIA MILITAR!!
A equipe de voleibol da Polícia Militar do estado de Rondônia, foi campeã do torneio de Voleibol realizado na Base Aérea de Porto Velho, entre os dias 20 e 23 de outubro , em comemoração ao Mês da Força Aérea. Na primeira partida, a Polícia Militar venceu a equipe da Polícia Federal pelo placar de três setes a zero. Na segunda partida, o time da PM venceu a equipe do Corpo de Bombeiros, no “tié-brake” por três sets a dois. O equilíbrio das equipes foi grande e a partida foi jogada em 1h30.
O 1º Batalhão dá os parabéns a esses policiais pelo desempenho nas competições desportivas.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
Secretaria de Segurança aponta queda nos índices de criminalidade na Capital!!
Os números contabilizados no primeiro semestre deste ano, apontam uma redução de 45,31% em relação aos registrados no mesmo período do ano passado. No período compreendido entre 2006 e 2007, a queda registrada já era de 23,81%.
Os números da criminalidade em Porto Velho estão em queda, segundo dados do Departamento de Estatística e Planejamento da Polícia Civil, divulgados pelo secretário da Segurança, Evilásio Sena. “Segundo Sena, “nos casos de homicídio doloso, aquele em que o autor tem intenção de matar, os números contabilizados no primeiro semestre deste ano, apontam uma redução de 45,31% em relação aos registrados no mesmo período do ano passado. No período compreendido entre 2006 e 2007, a queda registrada já era de 23,81%”, explicou.
As ocorrências de tentativa de homicídio também registram queda de 62,60%, acrescenta Sena, informando que até as mortes ocorridas no trânsito da Capital, classificadas como homicídio culposo apresentam um índice de 40,71% a menos que no ano passado.
Latrocínios
Casos de repercussão como latrocínio, roubo seguido de homicídio, estiveram em queda no primeiro semestre deste ano. “Foram 5, contra 17 do ano passado, apresentando um percentual de 70,59 de redução”. As ocorrências de roubo consumado caíram 61,20%. O mesmo ocorre com os casos de estupros também diminuíram em 5,60% - destaca o secretário. Outros crimes em queda, segundo Sena: lesão corporal dolosa, 58,23%; lesão corporal culposa, 28,01%; furto consumado, 63,06%; furto de veículo consumado, 42,89%, roubo de veículo consumado, 35,26%.
Os casos de atentado violento ao pudor foram os únicos que apresentaram crescimento na ordem de 30,51%, mas esses podem ser explicados. “Em muitas ocasiões a intervenção da Polícia acionada pela população evitou que as vítimas fosse violentadas”, explicou Sena.
PROJETO INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL!!
A P-5 do 1º Batalhão com apoio da CIA de GDA que cedeu o PM Ederlei, está realizando o Projeto de Inclusão Digital e Social, junto aos jovens de baixa renda do bairro Triângulo. Temos como objetivo repassar noções de informática, dando a esses jovens a oportunidade de ter acesso a um novo mundo, pois sabemos que está crescendo a cada dia o número de menores envolvidos em atos infracionais, servindo de escudo para criminosos por não sofrerem a mesma penalidade que um adulto.
O 1º Batalhão reconhece a necessidade da interação polícia-comunidade e através da P-5 vem desempenhando vários Projetos Sociais junto a Comunidade, visando o melhor para todos, pois todos ganham. Uma vez que conseguirmos tirar uma criança ou um adolescente do mundo do crime oferecendo-lhes novas expectativas de vida, abrindo novas portas e oportunidades no mercado de trabalho. Esse é um trabalho que requer tempo, apoio e investimento de todos.
As aulas estão sendo ministradas pelos PM LIRA e PM EDERLEI da CIA DE GDA com o apoio da PM CRISTIANE.
USO DA CAMISETA MANGA LONGA!!!!
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA
PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
SUBCOMANDO
Porto Velho, RO, 15 de outubro de 2008.
Memorando circular nº.14
Do: Subcomandante 1º BPM.
Aos: CMT da 1ª e 2ª CIA PO/1° BPM
Assunto: Uso de uniformes
Ref: RUI - PM.
1. Em virtude da diversidade de uniformes atualmente utilizados pelo efetivo de serviço do 1º BPM e considerando a necessidade de padronização de procedimentos, determino que conste em todas as Escalas de Serviço a previsão do Uniforme da atividade;
2. Todos os uniformes operacionais do 1º BPM serão usados com boina preta;
3. excetuando os casos de prescrição médica, todos os integrantes de um mesmo policiamento deverão estarem utilizando o uniforme previsto para a atividade;
4. São uniformes utilizados no serviço operacional e expediente do 1º BPM, conforme a natureza da atividade e previsão em escala de serviço:
4º Uniforme "A1 "Instrução" ( 4º A1 Instrução). (Acrescido p/ Port. 072/002)
Posse: Obrigatória para Oficiais e Praças
Uso: Em policiamento e instrução.
Composição:
Masculino/Feminino
a) boina preta;
b) blusa azul marinho
c) camiseta de malha meia manga azul marinho;
d) calça azul marinho;
e) cinto de nylon azul petróleo com fivela e ponteira prateada ;
f) meias pretas;
g) coturnos pretos.
4º Uniforme "A2 " Instrução ( 4º A2 Instrução). (Acrescido p/ Port. 072/002)
Posse: Obrigatória para Oficiais e Praças
Uso: Em policiamento com colete de proteção balístico.
Composição:
Masculino/Feminino
a) boina preta;
b) camiseta de malha meia manga azul marinho;
c) calça azul marinho;
d) cinto de nylon azul petróleo com fivela e ponteira prateada ;
e) meias pretas;
f) coturnos pretos.
4º Uniforme "A4" Instrução ( 4º A4 Policiamento e atividades diárias da OPM (externa)(Acrescido pela Port. 084/2006)
Posse: Opcional para Oficiais e Praças
Uso: Em policiamento e nas atividades diárias da OPM (externa)
Composição:
Masculino/Feminino
a) boina preta;
b) blusa azul marinho mangas compridas;
c) camiseta de malha meia manga azul marinho;
d) calça azul marinho;
e) cinto de nylon azul petróleo com fivela e ponteira prateada;
f) meias pretas;
g) coturnos pretos.
5. É obrigatório o uso do colete balístico durante a execução do serviço operacional do 1º BPM. As exceções de não uso do referido equipamento de proteção individual deverão ser lançadas em Relatório do Comandante de Policiamento de Área e/ou Supervisor de Policiamento de subárea, para posterior adoção das medidas administrativas que o caso possa exigir;
6. Esse Comando deverá dar amplo conhecimento à tropa do teor deste documento, bem como cumprir fielmente o seu teor.
ROGÉRIO TÔRRES CAVALCANTI – MAJ PM
Subcomandante do 1º BPM
COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS!!
A P-5 do 1º Batalhão de Polícia Militar no dia 10 e Outubro( sexta-feira ), juntamente com o grupo de Teatro com fantoches Disfarça, realizaram a festa do dia das crianças na Vila Candelária. Além das peças teatrais o grupo Disfarça repassou orientações sobre saúde, educação e segurança de forma didática e divertida. O fim da festa foi marcado pela entrega de presentes a todas as crianças, a distribuição dos presentes só foi possível devido a ação conjunta entre 1º Batalhão e as seguintes empresas: Casas Maia, City Lar, Norte Modas, Carisma Presentes, Big 1,99, Catarinense, Papelaria MeZ, Tim Celular, além de diversas pessoas da comunidade.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
GRANDE TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR NAS ELEIÇÕES 2008!!
Em entrevista a emissoras de rádio, televisão, sites de noticias e jornais de Porto Velho, a coronel Angelina Ramires, destacou o bom trabalho desempenhado em todo Estado pela Polícia Militar “o grande segredo foi o planejamento de nossa atuação nestas eleições”, observou ela. A Polícia Militar atuou de forma planejada nos 52 municípios rondonienses, e nos diversos locais onde se realizavam a escolha dos prefeitos e vereadores.
O 1º Batalhão de Polícia Militar como sempre esteve presente e fez um excelente trabalho, prisando por uma eleição justa e segura para a população.
Viatura da PM sofre emboscada em Machadinho D’Oeste 2 policiais militares morrem!!
Homens fortemente armados, segundo a ocorrência 2114/08 da Delegacia de Polícia de Machadinho D’Oeste, prestada pelo policial militar Ricardo, abriram fogo contra uma viatura da PM utilizando armas de diversos calibres, vindo a atingir os militares que ali se encontravam em serviço de patrulhamento.
Viatura da PM atingida por disparos - foto Dário Bagalo
Segundo informações prestadas pelo militar, por volta das 19:30 horas a referida viatura trafegava pela Avenida São Paulo e, quando se aproximava da esquina com a Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade, foi interceptada por uma camionete L-200 de cor preta, de onde partiram vários tiros em direção aos policiais sem qualquer motivo aparente.
Encontravam-se na viatura o PM Alcântara, que conseguiu evadir-se do local em busca de abrigo, foi atingido por disparos e encontra-se hospitalizado em recuperação. Lamentavelmente o policial militar Noé Alcântara Barbosa Júnior foi gravemente ferido, transferido para Ariquemes e posteriormente para UTI em Porto Velho teve morte cerebral confirmada pelos médicos na manhã deste sábado. O PM Nino Rondinelli, que foi atingido por 3 disparos no tórax, pescoço e cabeça, não resistiu aos ferimentos, faleceu no local da ocorrência. Seu corpo foi transladado para o IML de Ariquemes para os exames de praxe.
Segundo testemunhas, cinco homens estavam na camionete, sendo três na carroceria, e que estes dispararam os tiros contra a viatura, atingindo o pára-brisa e a lateral esquerda do veículo, atingindo os policiais que não tiveram qualquer chance de revide. A Perícia Técnica compareceu ao local e recolheu diversas cápsulas deflagradas de diversos calibres de arma de fogo disparadas pelos homicidas: 8 calibre 762 (fuzil), 5 de calibre 556, 2 de calibre 45 (revólver), 7 de calibre 380 (pistola automática), 1 de calibre 12 (espingarda), 2 de calibre .40 (rifle) e 1 ogiva manual. Além de disparar contra os policiais militares os agressores roubaram da viatura da PM uma pistola .40, marca Taurus n° PT-SUJ 423.
De acordo com as testemunhas que presenciaram o ataque, os agressores fugiram na camionete L-200 em direção a Cujubim. Sabe-se apenas que se tratava de uma camionete de cor preta, e não foi informada as placas da mesma. A viatura da PM atingida pelos disparos foi recolhida ao quartel da PM de Machadinho D’Oeste e os demais objetos recolhidos na cena do crime encaminhados à Delegacia de Polícia para montagem do inquérito.
Por determinação do governador Ivo Cassol, o secretário de Segurança, tenente-coronel Evilásio Sena, o secretário-adjunto de Segurança, delegado Cezar Pizzano, e o sub-comandante da Polícia Militar, coronel Maciel, deslocaram-se para Machadinho D’Oeste para tomar todas as providências que o caso exige. Segundo Pizzano, todo o aparato da Sesdec já está trabalhando para elucidar o crime e prender os criminosos. A coronel Angelina Ramirez, comandante da Polícia Militar, lamentou profundamente a perda dos policiais militares na covarde emboscada e enviou votos de pesar às famílias enlutadas, acrescentando que toda assistência serão prestadas às mesmas.
CURSO DE FORMAÇÃO DE ORIENTADORES JCC!!
Já estão abertas as inscrições para o CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA EDUCADORES SOCIAIS SOBRE PREVENÇÃO PRIMÁRIA AO USO ABUSIVO E INDEVIDO DE DROGAS, que Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CONEN/RO, promoverá no período de 05 a 07 de novembro de 2008, das 8h às 18horas, no município de Cacoal/RO.
Observação:
As inscrições são gratuitas. Os candidatos interessados em freqüentar o curso, terão as despesas com pousada, alimentação e passagem terrestre, custeadas pelo CONEN/RO durante o período do curso. Os interessados devem entrar em contato com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas- CONEN/RO, através dos telefones 3216-5165 / 3216-5278 ou pelo correio eletrônico conen_ro@yahoo.com.br. , ou na sede do CONEN/RO, localizado a Avenida Calama esquina com Avenida Brasília, Bairro São João Bosco, Porto Velho/RO.
OBJETIVO GERAL DO CURSO:
§ Capacitar os Agentes Sociais multiplicadores em Programas de Prevenção Primária ao Uso Abusivo e Indevido de Drogas no ambiente escolar e na comunidade em geral;
PERÍODO DO CURSO:
de 05 A 07 de novembro de 2008. (quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira)
QUANTIDADE DE VAGAS: 30 (trinta).
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 15 de setembro à 31 de Outubro de 2008.
CARGA HORÁRIA: 24 (vinte e quatro) horas-aula.
DIAS LETIVOS : 03 (três) dias.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO:
Cacoal Selva Park Hotel
Endereço: Linha E, Lote, Gleba 05, Setor Prosperidade - Cx. Postal 264
Bairro: Rural - Telefones: (69) 3441-1039 / 3459-2322 / 9960-251
Cidade/UF: Cacoal / RO.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
CURSO DE TRUFAS
Aconteceu nos dias 23,24 e 25 de Setembro o primeiro curso de de confecção de trufas de chocolate realizado pela P-5 do 1º Batalhão de Polícia Militar, ministrado pela PM Cristiane, com o apoio do Comandante do Batalhão Maj Vicente, do Subcomandante Maj Torres e do PM Lira.O curso atendeu internas da Casa Moradia e mulheres do bairro Triângulo. A iniciativa partiu da necessidade de interação entre Polícia Militar e comunidade, sabendo que é papel de todo cidadão ajudar seu próximo e também papel da Polícia Militar fazer um trabalho de prevenção. As alunas receberam certificados e 1 kit com material suficiente para confecção de 60trufas. A realização do curso só foi possivel devido a parcerias com a Agência de negócios da Ulbra, Casa do Padeiro e Moreno Festas. O curso contou com a participação especial do Grupo de Teatro com Fantoches Disfarce, o PM Suymar deu palestra de motivação. Novas parcerias estão sendo viabilizados para realização de novas turmas e de novos cursos, quem tiver interesse em ajudar, entar em contato com a P-5 do 1º Batalhão.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
GUIA DO POLICIAL MILITAR NAS ELEIÇÕES 2008
INFORMAÇÃO SOBRE O USO DA ALGEMA
ESTADO DE RONDÔNIA
PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
SEÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
SUPLEMENTO INSTRUCIONAL
DOUTRINA
Código de Processo Penal Art. 292: “Se houver, ainda que por parte de terceiros, resistência à prisão em flagrante ou à determinada por autoridade competente, o executor e as pessoas que o auxiliarem, poderão usar dos meios necessários para defender-se ou para vencer a resistência, do que tudo se lavrará auto subscrito também por duas testemunhas". (grifo nosso)
Código de Processo Penal Militar Art. 234: “O emprego de força só é permitido quando indispensável, no caso de desobediência, resistência ou tentativa de fuga. Se houver resistência da parte de terceiros, poderão ser usados os meios necessários para vencê-la ou para defesa do executor e auxiliares seus, inclusive a prisão do ofensor. De tudo se lavrará auto subscrito pelo executor e por 2 (duas) testemunhas. § 1º. O emprego de algemas deve ser evitado, desde que não haja perigo de fuga ou agressão da parte do preso, e de modo algum será permitido, nos presos a que se refere o art. 242." (grifo nosso)
D. AÇ. O PM Nº. 08 item 3.1.1
a) A algema não deverá ser utilizada indiscriminadamente em todos os presos. É considerada um equipamento de que dispõe o policial militar para a utilização em casos especiais, plenamente caracterizados. São eles:
- Em presos potencialmente agressivos, violentos ou que demonstrem resistência física à ordem policial militar;
- Condução de ébrios e viciados recolhidos na prática de infração e que devem ser postos em custódia, quando no seu estado de exaltação torne indispensável o emprego da força...
b) Não será tolerada a utilização injustificada das algemas, nem atitudes que causem humilhação ao preso ou reprovação da população.
c) Pessoas idosas, menores ou mulheres somente serão algemadas em caráter excepcionalíssimo, se o grau de periculosidade ou de axaltação assim o exigir.
Súmula Vinculante nº. 11: “Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”.
DÚVIDAS
Apesar de algumas pessoas possuírem prerrogativas previstas em lei, como, por exemplo, magistrados, promotores, oficiais e praças das milícias estaduais e federais, deputados, senadores, etc., de acordo com a dicção do art. 242 do CPPM, tais pessoas não podem se eximir de cumprir uma ordem legal usando de violência ou ameaças, quando na prática de ato previsto como crime. Por isso, quando ocorrer casos envolvendo tais autoridades em que essas tentem agredir os executores da lei, o uso das algemas estará protegido por força do próprio CPM em seu artigo 42, que prevê não haver crime quando o agente pratica o fato: em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal.
Torna-se interessante para o condutor da ocorrência, a fim de se resguardar e garantir a validade da prisão, lançar no histórico do BOP o motivo que o levou a algemar o agente.
1º BPM PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR!
MISSÃO
ESTRUTURA
ESTÁ ORGANIZADO DA SEGUINTE FORMA:
COMANDANTE

MAJ PM ANTONIO VICENTE COCCO CARGNIN
SUBCOMANDANTE
MAJ PM ROGERIO TORRES CAVALCANTI
- P-1 - Seção de Pessoal;
- P-2 - Seção de Inteligência;
- P-3 - Seção de Operações;
P-4 - Seção de Material
SJD - Seção de Justiça e Disciplina
POSTOS DE POLICIAMENTO
Base do Nacional
Base da Balsa
Base do Aéroporto
Base do Tucumanzal
Base do Caladinho
Ministério Publico
Central de Policia
João Paulo II
Forúm Cívil
Sefin
MODALIDADES DE POLICIAMENTO
Policiamento Ostensivo a Pé
Radiopatrulha
Patrulha Bancária
Patrulha Escolar
Ciclopatrulha
Rocam
CANÇÃO DO 1º BPM – BATALHÃO RONDON
Contemplando a nossa história a semente ele deixou,
O descrito ficou na memória do exemplo que ele passou,
Somos herdeiros do seu dom, cantaremos sua história.
Marechal Cândido Rondon valor intenso ostentado na glória.
É com orgulho e neste tom que vibro forte com emoção,
No coração sou do primeiro o pioneiro Batalhão Rondon.
Na minha fé sou esperança, que Deus proteja esta Cidade,
Quero paz, justiça e segurança, Porto Velho tu és felicidade.
Ao cantar meu Batalhão Rondon, sinto no peito a vibração
Tropa forte valente e destemida, na segurança dou minha vida.
É com orgulho e neste tom que vibro forte com emoção,
No coração sou do primeiro o pioneiro Batalhão Rondon.
LETRA: MAJ PM MARCO ANTONIO J. DA SILVA
MÚSICA: 1º TEN PM MÚSICO WALDECIR CELESTINO DA SILVA