OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da RP 582 composta pelo CB PM ROGÉRIO,PM CODI E PM CARIOCA, em patrulhamento de rotina pelo bairro Cidade Nova, foi informado por populares que um cidadão estava vendendo entorpecente na esquina das ruas Bruxelas com Monte Serratt, a Guarnição escondeu a viatura próximo ao local e ficou observando o cidadão, quando em dado momento foi visto que o mesmo constantemente ia até uma palmeira pegar um frasco de cor branca, foi quando a Guarnição resolveu abordá-lo e verificou que dentro do frasco havia 11(onze) invólucros de substância entorpecente tipo cocaína. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao cidadão e conduzido até a Central de Polícia para se averiguar melhor o caso e tomar as medidas cabíveis.
ACIDENTE COM POLICIAIS MILITARES DO 1º BATALHÃO!!
Os três policiais que se envolveram em um acidente no cruzamento da avenida Amazonas com a Governador Jorge Teixeira, atual BR 319, no início da manhã de quinta-feira (25) - quando bateu em ônibus coletivo -, estão internados no Hospital Central de Porto Velho, apenas o PM Ribeiro e a PM Michely serão liberados na tarde desta sexta-feira (26) pelos médicos, pois, segundo informações do próprio hospital, o terceiro policial, que vinha dirigindo a viatura e sofreu o maior impacto, o PM Muridiney Augusto Lima, está ainda em estado grave, respirando através de aparelhos, e ficará em observação.Muridiney além de ter fraturado a clavícula e mandíbula ainda sofreu perfuração em um dos pulmões, por isso mesmo o seu estado requer mais cuidados. Ele se encontra na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A ROCAM do 1º Batalhão composta pelo CB PM EZEQUIEL, PM CLEITON, PM CAROLINE, PM DIONE E PM S. HENRIQUE, mais uma vez atuando no combate da comercialização de entorpecentes, efetuou mais uma prisão, dessa vez uma mulher que comercializava entorpecentes na rua São Paulo com Tenreiro Aranha no bairro Areal. Com ela foi apreendido 23(vinte e três) invólucros de merla e uma arma de fogo calibre 32 com 04(quatro) munições intactas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão a mulher e conduzida a Central de Polícia para medidas cabíveis. Vale ressaltar que essa prisão teve a ajuda da população local que fez uma denuncia anônima , ou seja devemos trabalhar em cima dos conceitos da Polícia Comunitária para que possamos trabalhar de forma conjunta com a população.
FELIZ NATAL !!
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
Mais um Menor envolvido em atos infracionais em Porto Velho, com apenas 16 anos de idade, com 04(quatro) registros na Central de Polícia, o menor de iniciais G.P.M, foi apreendido comercializando substância entorpecente na Rua Bruxelas bairro Novo Horizonte. A Guarnição da RP 509 composta pelo PM ELIELSON, PM ALBINO E PM A. CASTRO, em um patrulhamento de rotina, avistou o infrator em atitude suspeita, que quando percebeu a presença da viatura se desfez de um pote, jogando-o em um matagal, feito uma abordagem no menor e uma averiguação no referido pote foi encontrado no interior do pote 24(vinte e quatro) invólucros de substância entorpecente aparentando ser cocaína, indagado pela origem da droga o mesmo informou a Guarnição que adquiriu a mesma para comercializar nas imediações do bairro Novo Horizonte. Diante dos fatos foi dada voz de apreensão ao menor infrator e levado até a Central de Polícia para que seja tomadas todas as medidas que o caso requer. Precisamos tomar medidas de prevenção para que esse número de menores envolvidos em atos infracionais diminua, pois para o criminoso fica mais fácil usar um menor em seus delitos pois esse menor não tem as mesmas penlidades que 01(um) adulto, "PREVENÇÃO" é a palavra certa para que esses números diminuam.
CURSO DE MONITOR DE ENSINO!!
O Curso de Monitor de Ensino foi realizado no período de 24 de novembro à 05 de dezembro no auditório do Comando Geral da PM-RO, teve a participação de policiais do 1º BPM, 5º BPM, CIA DE GDA, BPA, CIA DE TRÂNSITO, COE, POLICIAIS DO COMANDO GERAL, CORPO DE BOMBEIRO E DA POLÍCIA CIVIL.
MARECHAL RONDON!!
Muito cedo, Rondon despertou seu pendor para a carreira das armas, ingressando na Escola Militar da Praia Vermelha aos 16 anos de idade. Em 1888 foi promovido a alferes (posto correspondente hoje a "aspirante-a-oficial").
Durante sua vida, Rondon dedicou-se a duas causas mestras: a ligação dos mais afastados pontos da fronteira e do sertão brasileiro aos principais centros urbanos e a integração do indígena à civilização. Somente uma ou outra tarefa teriam bastado para justificar o nome de Rondon na História. Mas o ilustre militar foi muito além.
Na primeira empreitada, Rondon desbravou mais de 50.000 quilômetros de sertão e estendeu mais de 2.000 quilômetros de fios de cobre pelas regiões do País, ligando as mais longínquas paragens brasileiras pela comunicação do telégrafo. Como indigenista, pacificou tribos, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos e participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas. Tanto que, em 7 de setembro de 1910, foi nomeado diretor da Fundação do Serviço de Proteção aos Índios, precursora da atual Fundação Nacional de Assistência ao Índio (FUNAI), em face do muito que já realizara e da estatura moral e intelectual patenteada em toda sua carreira.
Além dessas conquistas, as expedições de Rondon também contribuíram para que quinze novos rios viessem a figurar em nossos mapas, como resultado de suas explorações fluviais; o Museu Nacional enriqueceu-se com vinte mil exemplares de nossa fauna e flora, devidamente inventariados; enorme área de quinhentos mil quilômetros quadrados foi integrada ao espaço brasileiro; e foram compilados, num total de setenta volumes, relatórios alusivos à Biologia, Geologia, Hidrografia e todos os aspectos das regiões antes desconhecidos.
O reconhecimento da obra de Rondon extrapolou as fronteiras do Brasil. Teve a glória de ter seu nome escrito em letras de ouro maciço no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque, como o explorador que desbravou mais profundamente em terras tropicais, ao lado de outros imortais como Amundsen e Pearry, descobridores dos pólos Norte e Sul; e Charcot e Byrd, exploradores que mais desbravaram as terras árticas e antárticas.
Na sessão solene do Congresso Nacional de 5 de maio de 1955, já com 90 anos, Rondon recebeu as insígnias do posto de marechal. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, aos 92 anos.
A tenacidade, a dedicação, a abnegação e o altruísmo, atributos marcantes de sua personalidade, o fizeram merecedor, com indiscutível justiça, do título de Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, sendo sua data natalícia tomada como o Dia Nacional das Comunicações.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da RP 582 composta pelo CB PM PAIXÃO, PM CARLOS E PM SIQUEIRA, estava fazendo um patrulhamento de rotina pela rua Cajueiro bairro Castanheira, quando se deparou com 02(dois) elementos em atitude suspeita, feito um abordagem de rotina nos elementos foi encontrado com eles 04(quatro) invólucros de maconha, 01(um) de cocaína e 02(dois) de merla, ao serem indagados pela origem das substâncias os mesmos informaram que tinham adquirido de 02(dois) elementos que estavam em uma esquina jogando baralho e vendendo entorpecentes. A Guarnição se deslocou até o local onde estavam os supostos vendedores de entorpecentes, onde se deparou com vários elementos em uma mesa jogando baralho, foi determinado que os rapazes encostasse na viatura e na revista pessoal foi encontrado 25(vinte e cinco) invólucros de merla e maconha com um dos rapazes e com o outro 10(dez) invólucro de merla. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos cidadãos e encaminhado a Central de Polícia para medidas que o caso requer.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
Mais um trabalho eficaz da Equipe da ROCAM do 1º Batalhão CP 191 composta pelo SGT PM SIMPLICIO,PM BLUMATTE, PM L. MACEDO, PM S. HENRIQUE, PM NASCIMENTO,PM BORGES,PM FERREIRA E PM STANLEY, foi acionada pelo CIOP para se deslocar a rua Belém, bairro Pedacinho de Chão, para verificar uma ocorrência de Roubo a Pessoa. Em contato com a vitima saíram em perseguição de um dos infratores, feito um cerco nas duas ruas próximo a residência da vitima onde esse infrator conseguiu pular vários muros, onde saiu na Av. Tiradentes sendo detido pelas MCs( motocicletas) juntamente com a equipe da CP 191, onde foi reconhecido pela vitima, foi encontrado com o mesmo um revolver calibre 38 com 03(três) munições intactas. Diante dos fatos foi dada voz de apreensão ao menor infrator e encaminhado a autoridade competente para medidas cabíveis.
HISTÓRIA DO 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA!
Para tanto, foi criada a Companhia de Policia Militar, tendo como Comandante o 2° Ten PM Mário Jorge da Costa Sarkis. Em 12 de janeiro 1977, passou a ser denominada de 1ª Cia PM, ocupando as mesmas instalações na rua Major Amarantes e, tendo como responsabilidade territorial o policiamento da Capital e Interior do Estado. Situação que se estendeu até a ativação da 2ª Cia PM (Ji- Paraná). O 1° Comandante da 1ª Companhia PM (Porto Velho) foi o 2° Ten PM Sérgio Henrique Zimmerman, que assumiu o comando em 27 de dezembro 1976.
Em 19 de Janeiro 1983, foi ativado o 1° Batalhão de Policia Militar, criado pelo Decreto n° 717, de 07 de dezembro de 1982, com atribuições sobre todo o território do Estado de Rondônia seu primeiro Comandante foi o Cap PM João Maria Sobral de Carvalho. O 1° BPM permaneceu nas mesmas instalações da 1ª Cia PM até novembro de 1984, quando se mudou para as instalações construídas na avenida Circular III, hoje avenida Aparício de Moraes, bairro Industrial. Na mesma área, foi construído outro prédio para instalação da 2ª Cia PM/ 1º PM, a qual foi inaugurada em 30 de Outubro de 1987, servindo, também, como instalação do Corpo de Bombeiros; e, á 1º de Fevereiro 1988, pelo Decreto n° 3628, de 10 Fevereiro 1988 foi ativada a Companhia de Policiamento de Guarda - Cia P Gda, ficando instalada no prédio da 1ª Cia PM/1° BPM. O 1° BPM ocupou ainda as instalações situadas na Av Buenos Aires, onde hoje funciona a 1ª Cia Independente de Guarda.
Hoje, ocupando as mesmas instalações onde iniciamos nossa briosa história, temos a responsabilidade sobre o Policiamento ostensivo geral do espaço territorial compreendido entre as BR 319 (antiga avenida Gov. Jorge Teixeira) e a BR 364, abrangendo a área central, zonas norte e sul e os Distritos do médio e baixo madeira, neste município de Porto Velho, desmembrada em duas Companhias de Policiamento Ostensivo. O 1° BPM conta com um efetivo total de 672 integrantes, e tem como atual comandante o Senhor Major PM Antonio Vicente Cocco Cargnin.
BRASÃO DO 1º BATALHÃO!
DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO DO 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA.
O Brasão do 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado através da Portaria nº 031/SS Leg/PM-1/96, assinado pelo então Comandante da Polícia Militar de Rondônia CEL. PM CLAUDIO PEREIRA RAMOS FILHO.
SIGNIFICADO DOS SIMBOLOS,CARACTERES E CORES:
SIMBOLOS:
O escudo de forma pontuda e pentagonal simboliza a atividade fim da Polícia Militar como objetivo defensivo da sociedade em geral.
No canto superior esquerdo, dentro de uma forma triangular, destaca-se o mapa do Estado de Rondônia onde estão inseridas a figura do Marechal Cândido Rondon em alusão ao homenageado do qual, derivou-se a denominação do atual Estado de Rondônia, além de uma estrela singela de cinco pontas na cor branca, sobrepostas as cores azul, amarela e verde que representam as cores da bandeira do referido Estado.
No canto inferior direito, aparece a figura de duas bucaneiras (armas) na cor amarela,orlados em preto que simbolizam às Policiais Militares.
CARACTERES:
Todos maiúsculos do tipo regular na cor amarela e orlados em preto; os da parte superior compõem a sigla da Corporação – PMRO; ao centro, inseridos na faixa diagonal de partição do distintivo, aparecem caracteres que apresentam a abreviatura do 1º Batalhão de Polícia Militar – 1º BPM.
CORES:
As cores azul, amarela e verde que preenchem o triângulo regular no canto superior esquerdo do escudo, representam as cores da Bandeira do Estado de Rondônia , além de preencherem símbolos e caracteres que compõem o escudo.
A cor vermelha que preenche o campo da figura quadrilátera no canto inferior direito do escudo, simboliza a execução do Policiamento Ostensivo em geral; a cor branca que orla a figura do mapa do Estado de Rondônia e preenche alguns símbolos, representa a paz.
AUTORIA:
CAP PM MARCELO DA SILVA CAVALHEIRO
SUB TEN PM JURANDIR MAMEDES LEITE DE SANTANA
3º SGT PM WALTÉRIO CARLOS ARAÚJO ROCHA
PM ANTONIO PAULO SELHORST DOS SANTOS
OCORRÊNCIA POLICIAL!!
A Guarnição da CP 113 composta pelo CB PM ROGÉRIO, PM CODI E PM CARIOCA, em patrulhamento de rotina pelo bairro Castanheira na rua Cajueiro, local este conhecido pelas Guarnições como ponto de venda de entorpecentes, foi avistado um cidadão em atitude suspeita, onde a Guarnição resolveu abordá-lo, ele percebendo a presença da Guarnição tentou empreender fuga não logrando êxito, foi encontrado dentro do bolso da bermuda do cidadão 01(um) saco plástico contendo dentro do mesmo 31 (trinta e uma) porções de substância entorpecente aparentando ser maconha, indagado sobre a procedência da referida substância o mesmo nos informou que era dele e que ele estava vendendo ao valor de R$3,00 cada porção. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao cidadão e encaminhado a Central de Polícia para providências que o caso requer.
POLICIAMENTO OSTENSIVO A PÉ P.O!
Policiamento Ostensivo a pé é realizado por policiais militares em dupla (“Cosme e Damião” ou “Romeu e Julieta”) ou trio nas principais ruas e centros comerciais, terminais de ônibus e locais de alto índice criminal;
Baseado nos princípios da filosofia de Polícia Comunitária que orienta e estimula os policiais a atuarem em constante interação com as comunidades, para facilitar o entendimento dos problemas locais relacionados à segurança pública e promover discussões conjuntas para a busca de soluções que previnam e reduzam os índices de criminalidade em regiões em situação de risco. Com isso, pretende-se promover um ambiente de confiança mútua entre as instituições de segurança pública e as comunidades.
Logo a seguir depoimentos de populares, comerciantes, funcionários e outros a respeito do policiamento ostensivo a pé:
Nome: Fabiola Andrade Barros, 18 anos, funcionária (secretária) da LAN HOUSE, L C GAMES. Pergunta: Você esta satisfeita com o policiamento ostensivo a pé dos policiais militares que atuam na segurança local?Uma nota de 5,0 a 10,0
- Sim, fico contente com o serviço dos PMs, sendo que eu estou segura em trabalhar com segurança, pois diminuiu muito os assaltos. Dou nota: dez.
Nome: Leonilda Maia Galvão, do lar.
- Sim, depois que colocaram este policiamento aqui na Rua, ajudou muito a segurança da gente, pois meu marido tem uma borracharia aqui na avenida, e isso ajuda a gente a não ser assaltado. - Nota dez.
Nome: Eliete Cardoso, funcionária sócia proprietária de uma Drogaria.
- Este sim, muito bom, depois deste policiamento a pé, melhorou muito a nossa Segurança, diminuiu a incidência de roubo, furto e assalto, pois estes tipos de policiamento da Polícia Militar do estado de Rondônia, inibe ação dos menores infratores, pois na esquina da minha casa que fica ao lado do meu comércio, os menores faziam de venda de drogas. E com a presença da Polícia Militar, para nós esta sendo uma boa, pois os menores não ficam mais parados ai na esquina vendendo drogas. - Nota dez.
Nome: Luzia Luzineuda L. de Oliveira, auxiliar administrativa de uma Loja no centro.
- Sim, esta muito bom, em relação que tempos atrás, havia muito roubos, depois que colocaram os PMs a pé na Rua, diminuiu 90% o índice de criminalidade aqui no mercado, pois é muito gratificante a presença da Polícia Militar para garantir a nossa própria segurança, tantos dos funcionários, clientes e população em geral, pois que ganham com isso é o próprio estado. - Dou nota 9,0.
OCORRÊNCIA POLICIAL!!!
A Guarnição composta pelo SGT PM CRUZ, PM MARQUES E PM FABRICIO, foi acionada pelo CIOP para se deslocar até a rua Alexandre Guimarães no bairro Triângulo, pois segundo denúncia anônima no local havia alguns elementos comercializando substâncias entorpecentes, chegando no local a Guarnição deparou-se com 02(dois) elementos e ao abordá-los foi encontrado em poder de um deles 01(um) saco plástico contendo 18(dezoito) invólucros aparentando ser cocaína e com o outro um aparelho celular que segundo o mesmo tinha achado, mas quando em deslocamento para a Central de Polícia o aparelho celular tocou e do outro lado da linha uma Srª informou que o aparelho celular lhe pertencia e que ela havia sido furtada um dia antes. Diante da situação foi dada voz de prisão aos cidadãos e encaminhados a Central de Polícia para medidas que o caso requer.